sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Governador Eduardo Campos assumiu compromisso com o Movimento LGBT, em 2010


Na noite de 17 de setembro de 2010, Eduardo Campos participou de debate promovido pela ONG Leões do Norte, na Boate Metrópole. Cerca de 150 pessoas escutaram as propostas do candidato, que anunciou a formação de um grupo de trabalho no Governo específico para tirar do papel mais projetos de combate à discriminação, a ser formado ainda em 2010.
Fonte: Blog de Eduardo Campos. 


Conforme publicado no blog do então candidato:

“Queremos ajudar o estado a quebrar o preconceito”, afirma Eduardo Campos.
Acompanhado do futuro senador Humberto Costa (PT) e do deputado estadual Isaltino Nascimento (PT), Eduardo respondeu a perguntas e falou sobre as ações de sua gestão para o segmento, reafirmando seu compromisso com a construção de um estado livre de homofobia e preconceito.

“Faço parte de uma família que viveu na pele a discriminação política. Portanto, trago aqui a solidariedade de quem luta contra todo e qualquer preconceito”, disse Eduardo, lembrando que a sua gestão foi responsável por criar a Assessoria Especial para a Diversidade Sexual, diretamente ligada ao gabinete do governador.

Durante sua fala, o socialista destacou a realização da I Conferência Estadual LGBT em 2008, que discutiu direitos humanos e políticas públicas para garantir a cidadania aos homossexuais. “É preciso elencar as questões e definir as prioridades”, disse Eduardo. “Vamos criar um grupo de trabalho ainda este ano para que possamos tirar do papel o que foi decidido na Conferência, estabelecendo um cronograma do que vamos fazer nos próximos anos”, garantiu.

O encontro teve a participação de representantes de diversas entidades, como o Fórum LGBT, a Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco e a Associação Brasileira de Lésbicas. Questionado sobre o direito dos travestis e transexuais de serem reconhecidos pelo nome social nas unidades públicas de saúde, Eduardo afirmou ser favorável à proposta.

Sobre o problema da sub-notificação dos crimes contra homossexuais, ele observou que a uniformização das bases de dados da segurança pública é um problema no país inteiro. “Na nossa gestão transferimos o controle das estatísticas para o Condepe/Fidem, desvinculando da Secretaria de Defesa Social, justamente para propiciar um ambiente mais técnico para essa atividade, que é de fundamental importância para o planejamento das ações”.

Os participantes levantaram questões sobre saúde e segurança voltadas para o movimento. Íris, do fórum LGBT, diz confiar no discurso político de Eduardo Campos: “Vi o seu empenho já no primeiro governo”, confirmou.

Em conversa com os jornalistas logo após o evento, Eduardo mencionou ainda o prêmio que recebeu em 2009 do Grupo Gay da Bahia (GGB), presidido pelo respeitado antropólogo Luís Mott. A homenagem lhe foi concedida em razão da Instrução Normativa Funape nº 6, que dispõe sobre a concessão de pensão por morte de companheiro ou companheira homossexual. Outra medida de destaque de sua gestão é o Plano Estadual de Enfrentamento a DST/AIDS, que estabelece ações de divulgação e apoio a atividades de arte e cultura LGBT. 

Fonte: http://www.eduardocampos40.com.br/eduardo-participa-de-evento-com-o-movimento-lgbt/

Outros candidatos também compareceram ao debate:






Nenhum comentário:

Postar um comentário