terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

11ª Parada da Diversidade em Boa viagem: Vamos cantar um pernambuco sem homofobia


São Pedro até ameaçou atrapalhar, mas não conseguiu tirar a alegria dos participantes da 11ª Parada da Diversidade do Recife. Cerca de 300 mil
pessoas seguiram na tarde deste domingo pela orla de Boa Viagem, do Parque Dona Lindu, local da concentração, até a Padaria Boa Viagem.

Onze trios eletréticos animaram a parada neste ano, que reuniu gente de todas as orientações sexuais. Os moradores da Avenida Boa Viagem prestigiaram as apresentações dançando de seus apartamentos. Neste ano, a parada teve como tema "Democracia em todos os cantos: vamos cantar um Pernambuco sem homofobia".

Muitos casais gays e lésbicas, além dos travestis, fizeram questão de lembrar a necessidade de serem respeitados e afirmaram que a sociedade é hipócrita, pois há que ainda não assuma sua orientação sexual. “Tem gente que se esconde atrás de um casamento hétero”, dispara Lenilza Silva, 40 anos, que foi à parada com a namorada, Jéssica Santos, 22.

Participantes que foram à Avenida Boa Viagem defenderam a igualdade     

A Parada também atraiu muitos turistas. A Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) aproveitou para fazer uma nova pesquisa com os participantes de fora do estado. O levantamento do ano passado confirmou que a maior parte os visitantes é do Nordeste. Mas São Paulo foi o estado que mandou mais gente (17,26%). Entre os residentes no exterior, alemães, norte-americanos, franceses, ingleses e portugueses empataram, com 14,29%.

Recentemente, a Empetur apresentou o selo Happy GO, que vai identificar os serviços para o público LGBT oferecidos na Rota da Diversidade, criada em 2009. Um relatório da empresa de consultoria InSearch apontou que o comércio de produtos e serviços para o público LGBT no Brasil movimenta anualmente R$ 150 bilhões.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento, foram registrados pequenos furtos ao longo da parada, mas não aconteceram episódios mais graves.

* Com informações da repórter Marcionila Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário